16 de fevereiro de 2009

Quadro partidário deteriorado

O PMDB, que é o maior partido do País, é acusado de manter em seus quadros políticos que se preocupam apenas em participar de licitações ilicitas, ocupar cargos públicos e outras coisas mais.

A acusação é do ex-deputado e ex-governador por duas vezes em Pernambuco e atualmente senador, Jarbas Vasconcelos, em entrevista à revista Veja desta semana.

Jarbas diz ainda que a eleição de José Sarney para a presidência do Senado é um retrocesso. A cúpula do partido vai se reunir hoje para estudar uma possível punição para o senador pernambucano.

O fato é que o atual quadro partidário brasileiro está deteriorado. A unidade só é possivel entre as minorias ou nos pequenos partidos. Quando um partido chega ao poder ele se transforma num inchaço, como ocorreu com a antiga Arena na época da Revolução, o PSDB no governo de Fernando Henrique Cardoso e agora o PT no governo do presidente Lula com a participação do PMDB.

Só uma reforma política ampla e sem casuismos será possível mudar o atual quadro partidário. Mas não vai ser fácil, porque o próprio governo não se interessa por ela. Fica apenas no dicurso como ocorreu no governo de Fernando Henrique Cardoso e agora no governo do presidente Lula.

Nenhum comentário: