9 de fevereiro de 2009

Aécio não abre o jogo

Politicamente, o prioritário para o governador Aécio Neves é a realização das prévias para a indicação do candidato do PSDB à presidência da República em 2010.

E está trabalhando com esse objetivo e tendo como estratégia viajar por várias partes do País. O governador mineiro entende que as prévias devem ser entendidas como instrumento de unidade partidária e não como uma ação desagregadora.

Já o governador de São Paulo, José Serra, que é o seu concorrente, não se posicionou claramente sobre a realização das prévias. É sinal de que ele deseja uma indicação de cúpula. Só que Aécio não aceita. Aí é que está o impasse.

Em relação à sucessão estadual, o governador Aécio Neves não abre o jogo, mesmo porque o PSDB não tem o chamado candidato natural. Por falta de opção, pode ser que o candidato seja o atual vice-governador Antônio Anastasia.

O ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, em principio, seria o nome de preferência do governador Aécio Neves. Os dois estão afinados, politicamente, mas enfrentam problemas em seus partidos.

Aécio com Serra na sucessão presidencial e Pimentel com Patrus na sucessão estadual. Dificil, portanto, Aécio e Pimentel caminharem juntos em 2010. O ex-prefeito, em entrevista à revista Veja desta semana, acredita que Aécio vai acabar disputando o Senado. Será? Mas por enquanto, Aécio continua como candidato à presidência da República.

Nenhum comentário: