15 de abril de 2009

Futuro governador sai de uma lista de quatro nomes

O futuro governador de Minas, a ser eleito em 2010, sai de uma lista de quatro nomes: o ministro Hélio Costa, das Comunicações, do PMDB (está na frente nas pesquisas); o vice-governador Antônio Anastasia, do PSDB, que será apoiado pelo governador Aécio Neves e partidos aliados; o ministro Patrus Ananias e o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel, do PT.

Não existe outro nome capaz de sensibilizar o eleitorado mineiro, mesmo porque os partidos considerados fortes - PMDB, PSDB e PT - já estão comprometidos com os seus respectivos candidatos.

Mas a palavra final será do governador Aécio Neves, no caso do candidato tucano Antônio Anastasia, e do presidente Lula em relação aos dois candidatos do PT, com poder de influência na indicação do candidato PMDB.

Partidariamente, a briga maior será dentro do PT onde Patrus e Pimentel se digladiam na disputa pelo governo do Estado.

Um deles vai cair fora, disputando provavelmente uma das duas vagas do Senado, dependendo do arranjo partido que for estabelecido.

Para o presidente Lula, a prioridade mesmo é a eleição da ministra Dilma Rousseff na sucessão presidencial.

Minas, por ser um segundo maior colégio eleitoral do País, está dentro da estratégia eleitoral do Planalto. Mas para isso, é importante a unidade dos partidos que apoiam o governo do presidente Lula.

Nenhum comentário: