10 de julho de 2009

Unidade do PT pode inviabilizar Hélio Costa

A possível unidade do PT pode inviabilizar a candidatura do ministro Hélio Costa, das Comunicações, ao governo de Minas em 2010. A estratégia dos petistas mineiros, segundo fontes do partido, é fazer com que Hélio Costa seja o vice de Dilma Rousseff na sucessão presidencial, abrindo assim as perspectivas de um entendimento entre o ministro Patrus Ananias e o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel.

Haveria espaço para os dois: Governo do Estado e Senado. Se Patrus for o indicado à sucessão de Aécio, Pimentel disputaria o Senado, e vice-versa. Os dois, no momento, estão em conflito. Mas o presidente Lula tem condições de promover um entendimento em nome da unidade, por entender que o prioritário é a eleição da candidata do Planalto. O primeiro passo seria o afastamento de Hélio Costa da disputa pelo governo do Estado.



O problema todo é saber como se comportaria o PMDB. Em nível nacional, provavelmente, Hélio Costa não seria o preferido da cúpula do partido para ser o vice de Dilma Rousseff. No plano estadual, os peemedebistas querem Hélio Costa como candidato ao governo de Minas.

Nenhum comentário: