10 de julho de 2009

Lula quer um vice mineiro

O presidente Lula quer um vice mineiro na chapa de Dilma Rousseff na sucessão presidencial de 2010. Ele teria feito esta confidência a um dos seus mais intimos interlocutores. O preferido seria o ministro Hélio Costa, das Comunicações, que é candidato ao governo do Estado pelo PMDB. Com isso, ele estaria atraindo o PMDB para apoiar a candidata do Planalto e, ao mesmo tempo, resolveria o problema do PT mineiro onde existem dois postulantes ao governo do Estado, o ministro Patrus Ananias e o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel.

Patrus ou Pimentel seria o candidato ao governo de Minas. O preterido à sucessão de Aécio disputaria o Senado. Lula, na avalição de alguns petistas, entende que um vice mineiro puxaria votos para Dilma, repetindo assim a sua eleição e reeleição quando convidou para vice o mineiro José Alencar.

Alencar, realmente, contribiu para a eleição de Lula, principalmente em termos de credibilidade perante o empresário nacional.

Para alguns peemedebistas, Hélio Costa somaria mais votos para Dilma concorrendo ao governo do Estado. Como vice, nem tanto. Mas ainda é muito cedo para uma avaliação mais profunda sobre a sucessão presidencial e estadual de 2010.

Nenhum comentário: