1 de setembro de 2009

As opções de Patrus e Pimentel

A prioridade do ministro Patrus Ananias e do ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel é o governo de Minas em 2010. Estão trabalhando intensamente com esse objetivo.

O trabalho começa pelo comando do PT no Estado. Afinal, a futura executiva é que irá coordenar o processo sucessório. São quatro candidatos, por enquanto, disputando a presidência. Pimentel tem o seu candidato, o mesmo ocorrendo com o ministro Patrus.

Mas não basta ter o controle do partido em Minas. É preciso ter o apoio do presidente Lula. É ele, em última instância, que vai decidir sobre o candidato, que pode não ser do PT, mas, sim, de um outro partido da base do governo. Pode ser o PMDB, que tem como candidato o ministro Hélio Costa.

Se não der para Pimentel concorrer ao governo do Estado, ele disputaria a Câmara Federal, com eleição praticamente garantida. Já o ministro Patrus poderia ser o candidato ao Senado se não for indicado na disputa pelo governo do Estado.

Mas são especulações, por enquanto. O que se observa é um racha no partido, entre os grupos do ministro Patrus Ananias e do ex-prefeito Fernando Pimentel.

Já o PMDB, que tem como candidato o ministro Helio Costa, pode se beneficiar pelo racha do PT. Consta que a estratégia do Planalto é indicar o candidato da base do governo que esteja em melhores condições eleitorais, não importa que seja do PT ou de outro partido. Mas as definições só deverão ocorrer mesmo no ano que vem.

Nenhum comentário: