11 de setembro de 2009

Palanque único para Dilma crucifica dois em Minas

O presidente Lula quer palanque único para Dilma Rousseff em Minas. Consequentemente, dos três postulantes de sua base de governo na sucessão do governador Aécio Neves - o peemedebista Hélio Costa e os petistas Patrus Ananias e Fernando Pimentel - dois deles serão cruficicados.

O chefe de Gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, foi claro ao afirmar que em Minas haverá apenas um palanque para a ministra Dilma Rousseff. Só não disse o nome do candidato da base do governo que irá disputar o governo de Minas.

Se for o peemedebista Hélio Costa, serão cruficados o ministro Patrus Ananias e o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel. O governo tem para negociar a vice-governança e uma cadeira do Senado., que poderiam destinadas a um dos dois, Patrus e Pimentel.

Mas se o preferido for o ministro Patrus para disputar o governo de Minas, o ministro Hélio Costa concorreria a reeleição ao Senado ou poderia ser o vice de Dilma Rousseff. Neste caso, Fernando Pimentel poderia tentar o Senado. Mas há quem diga que ele gostaria de ir para a Câmara dos Deputados.

Resta saber como se comportarão as bases do PMDB e do PT diante de todos esses possíveis arranjos partidários? Ninguém sabe. Mas tudo vai ser decidido no ano que vem.

Nenhum comentário: