3 de setembro de 2009

Sucessão presidencial e de governadores na estaca zero

A sucessão presidencial e de governadores na maioria dos Estados brasileiros ainda está na estaca zero. Aparentemente, a única definição é de que a ministra Dilma Rousseff será a candidata do PT à presidência da República por indicação do presidente Lula.

O PSDB está dividido entre os candidatos José Serra e Aécio Neves. Se os dois não se entenderem, a decisão será no voto através da realização de prévias para a escolha do candidato. Mas é pouco provável que isso ocorra.

Em Minas, a sucessão estadual não tem também qualquer definição. O PT está dividido entre os dois postulantes à sucessão do governador Aécio Neves: ministro Patrus Ananias e o ex-prefeito de Belo Horizonte.

O PMDB tem como candidato o ministro Hélio Costa, das Comunicações. Mas ele só será candidato se tiver o apoio do presidente Lula. O ministro joga com uma possível aliança PMDB-PT, em nível nacional, para fortalecer a sua candidatura.

Já os tucanos acreditam que o candidato será o vice-governador Antônio Anastasia. Mas se ele não decolar, o ex-presidente Itamar Franco entra no jogo sucessório.

Nenhum comentário: