10 de setembro de 2009

A dificuldade de Hélio Costa será com Pimentel

Como candidato ao governo de Minas em 2010, o ministro Hélio Costa, das Comunicações, tem o apoio dos dois grupos do PMDB que estão se digladiando pelo comando do partido no Estado.

Se o deputado federal Antônio Andrade for o futuro presidente, a ser eleito em dezembro, Hélio Costa fica mais a vontade para promover alianças com outros partidos.

Mas se o vitorioso em dezembro for o deputado estadual Adalclever Lopes, que tem o apoio do ex-governador Newton Cardoso, o ministro não terá plenos poderes para promover os chamados arranjos partidários. Haverá um freio. Ainda assim, Hélio Costa terá o apoio quase unanime dos peemedebistas mineiros.

O problema maior do ministro será com o PT do grupo do ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel. Com o grupo do ministro Patrus Ananias, a convivencia de Hélio Costa é boa, fraternal mesmo.

Mas tudo vai depender da decisão que for tomada pelo PT em relação à disputa pelo governo do Estado.

O presidente Lula prioriza a sucessão presidencial. Por isso mesmo pode sacrificar alguns candidatos petistas nos Estados onde possa existir um candidato da base do governo em melhores condições eleitorais. Minas pode ser um deles, com Hélio Costa. Mas a decisão só deverá ocorrer mesmo no próximo ano.

Nenhum comentário: