27 de outubro de 2009

Os grandes partidos em Minas estão rachados

Os grandes partidos em Minas - PSDB, PMDB e PT - estão rachados na disputa pelo comando da legenda no Estado.

No PSDB, são três os postulantes: os deputados federais Paulo Abi-Ackel e Nárcio Rodrigues e o estadual Domingos Sávio.

Paulo Abi-Ackel vai tentar a reeleição, com o apoio do homem forte do governo, que é o secretário Danilo de Castro.

Nárcio Rodrigues já foi presidente do partido e é pessoa da confiança do governador Aécio Neves. Já o deputado Domingos Sávio tem o apoio da maioria da bancada estadual do seu partido.

Só uma interferência do governador Aécio Neves será capaz de manter a unidade do partido no Estado. Mas há quem diga que ele não pretende entrar no processo.

O PMDB está dividido também entre os candidatos Antônio Andrade e Adalclever Lopes. O primeiro é apoiado pelo ministro Hélio Costa, enquanto Adalclever tem o aval do ex-governador Newton Cardoso.

O PT está também rachado na disputa pelo comando do partido em Minas. O acirramento é mais pela disputa pelo governo do Estado entre o ministro Patrus Ananias e o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel.

O deputado Reginaldo Lopes é o atual presidente e vai tentar a reeleição com o apoio do grupo de Fernando Pimentel. Já o grupo do ministro Patrus Ananias está apoiando o candidato Gleber Neimer. Por aí se vê que a unidade só é possível nos pequenos partidos, ou seja, nas minorias.

Nenhum comentário: