8 de novembro de 2009

Problemas regionais podem inviabilizar aliança PMDB-PT

O presidente Lula joga pesado pela formalização em nível nacional de uma aliança PMDB-PT para apoiar a presidenciável Dilma Rousseff.

Mas problemas regionais são obstáculos à concretização dessa aliança. As maiores dificuldades estão localizadas em Estados importantes como São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, entre outros.

No principal colégio eleitoral do Páis, que é São Paulo, o ex-governador peemedebista Orestes Qúercia defende uma aliança com o taucano José Serra.

Em Minas Gerais, o maior problema se refere ao fato de o PT ter dois candidatos ao governo do Estado - Patrus Ananias e Fernando Pimentel - e o PT estar também na disputa com o pré-candidato Hélio Costa.

O ministro peemedebista Nelson Jobim, que sempre fez política no Rio Grande do Sul, já admitiu dificuldades na formação de uma aliança PMDB-PT.

Por aí se vez que a política de alianças só vai avançar depois de definidas as candidaturas presidenciais. Os tucanos continuam divididos entre os governadores Aécio Neves e José Serra.

Nenhum comentário: