24 de novembro de 2009

A vitória de Pimentel dificulta diálogo com Hélio Costa

A vitória de Roberto Carvalho à presidência do diretório municipal e a provável reeleição de Reginaldo Lopes como comandante do PT mineiro fortalece muito politicamente o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, na condição de candidato ao governo de Minas.



Resta saber como vai se comportar o grupo do ministro Patrus Ananias daqui para frente. Sem ter o controle do partido, a impressão que se tem é que Patrus, por ser muito ético, não vai liderar qualquer dissidência dentro do partido.



Mas não vai se empenhar também pela candidatura de Pimentel. A sua maior identificação hoje é com o PMDB do ministro Helio Costa. Isto significa que a vitória de Pimentel pelo comando do partido em Minas vai dificultar o dialogo com o ministro Hélio Costa.



Só que o PMDB mineiro está também dividido na disputa pelo comando do partido entre os deputados Antônio Andrade e Adalclever Lopes. O primeiro é apoiado pelo ministro Hélio Costa, enquanto Adalclever foi lançado pelo ex-governador Newton Cardoso.



A eleição será no próximo dia 13. Se o vencedor for Adalclever Lopes, o ex-prefeito Fernando Pimentel não terá maiores dificuldades em promover uma aliança com o PMDB, o mesmo não ocorrerá se o eleito for o deputado Antõnio Andrade.



Dentro desse quadro, poderá haver dois palanques para a presidenciável Dilma Rousseff em Minas.



Para o provável novo presidente do PT nacional, José Eduardo Dutra, em Minas, o primeiro passo é afunilar as candidaturas do Fernando Pimentel e do Patrus Ananias. Depois é conversar com o PMDB para uma possível composição.

Nenhum comentário: