11 de novembro de 2009

Serra não aglutina forças políticas

O grande problema do tucano José Serra é não aglutinar forças políticas em torno de sua postulação à presîdência da República. O seu relacionamento partidário é muito formal. Não abre o jogo. Quer esticar para março a sua definição de ser ou não candidato à sucessão do presidente Lula, se esquecendo que dentro do seu partido existe um outro candidato, que é o governador Aécio Neves, que tem pressa numa definição, ou seja, para já ou até dezembro.

Se a definição não sair, Aécio tira o time e vai concorrer ao Senado. Com isso, o partido fica rachado e muito distanciado do Planalto. O presidente Lula e a candidata Dilma Rousseff vão bater palmas.

Aécio, ao contrário de José Serra, tem sido um aglutinador de forças políticas. Em Minas, ele tem o apoio da maioria dos partidos. Na oposição mesmo a seu governo só o PT. Mas é uma oposição frouxa.

No plano nacional, o governador de Minas tem bom trânsito partidário, até mesmo como partidos que fazem parte da base de sustetação política do governo Lula. Já agendou um encontro com outro presidenciável, Ciro Gomes, do PSB.

Enquanto isso, o governador de São Paulo continua segurando uma decisão do seu partido sobre o candidato presidencial. O bom político é aquele que cheira o sentimento do povo. José Serra, com certeza, não está dentro dessa linha. Pelo menos em termos partidário.

Nenhum comentário: