28 de novembro de 2009

Racha no PT e no PMDB complica a sucessão mineira

Está realmente complicada a sucessão mineira. No PT o rolo é a disputa pelo governo do Estado entre o ministro Patrus Ananias e o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel. A briga começa pelo comando do partido. Pimentel fica mais fortalecido com a reeleição de Reginaldo Lopes à presidência da legenda no Estado. A eleição no segundo turno será no próximo dia 6 e Reginaldo terá como concorrente Gleber Naime, que é apoiado por Patrus Ananias.

No PMDB só existe um candidato ao governo do Estado: o ministro Hélio Costa. Mas se o deputado estadual Adalclever Lopes for eleito presidente do partido, o ministro pode abandonar a disputa. Ele teria dito isso ao um grupo de peemedebistas ao apoiar para o comando do partido o deputado federal Antônio Andrade.

Se não disputar o governo de Minas, Hélio Costa vai tentar a reeleição ao Senado. Só que uma das duas vagas já tem dono: é o governador Aécio Neves se ele não concorrer a presidência da República.

A outra vaga poderá ser disputada pelo ministro Patrus Ananias ou pelo ex-prefeito Pimentel se Hélio Costa for cabeça de chapa ao governo de Minas. Mas tudo está preso aos arranjos da sucessão presidencial, envolvendo principalmente o PT e o PMDB.

Do lado do PSDB, parece que não há mais dúvida: o vice-governador Antônio Anastasia deve ser o candidato ao governo de Minas, com o apoio do governador Aécio Neves..

Nenhum comentário: