3 de julho de 2011

Itamar: um guerreiro contra a corrupção

A morte do senador Itamar Franco não apaga os exemplos de dignidade e de honradez pública que ele deixou no exercício dos diversos cargos públicos: presidente da República, governador de Minas, senador e prefeito de Juiz de Fora.

Foi acima de tudo, um guerreiro contra a corrupção. Ainda está na memoria de todos nós brasileiros a sua decisão de afastar um de seus principais amigos da Casa Civil, Henrique Hargreaves, acusado por desvio de conduta.

Provada a sua inocência, Hargreaves foi reconduzido ao cargo. Houve um outro episódio em seu governo. O então senador Antônio Carlos Magalhães acusou o seu governo de corrupção. Itamar exigiu provas. O assunto foi decidido numa audiência em que o presidente recebeu o senador para a apresentação das provas.

Para surpresa geral, o senador abriu a mala em seu poder e ela estava vazia. Nada de provas. O assunto teve grande repercussão.

Itamar ao longo do seu governo foi coerente com o que disse na data de sua posse, em 1992: "A nação pode estar certa de que não haverá corruptor neste governo".

Era considerado por alguns de seus adversários um político polêmico e ranzinza, mas ninguém pode acusá-lo de ter se beneficiado do poder. Foi sem dúvida um democrata que se preocupou com Minas e o Pais e acima de tudo um guerreiro contra a corrupção.

Nenhum comentário: