1 de julho de 2011

Os conflitos no PMDB

Até que no plano nacional, o PMDB, aparentemente, está tranquiloão e unido, mesmo porque o partido vem sendo atendido pelo governo da presidente Dilma Rousseff.

Depois do PT, o PMDB é o principal partido da base do governo no Congresso Nacional. Sem o apoio dos peemedebistas, o governo não consegue aprovar nada no Legislativo. A presidente Dilma, portanto, é refém do PMDB.

Se as coisas vão bem no plano nacional, o mesmo não de poderá dizer em relação ao partido nos Estados. Os conflitos existem. É o caso de Minas Gerais. O ex-governador Newton Cardoso continua trombando com o presidente Antônio Andrade.

E tudo começou por ocasião da eleição do diretório e da indicação de Hélio Costa como candidato ao governo de Minas.

Newton Cardoso queria o deputado estadual Adalclever Lopes na presidente do PMDB, mas o vitorioso foi o federal Antônio Andrade.

Newton ficou também contra o candidato Hélio Costa. A bancada estadual, por sua vez, ficou dividida. Um grupo de deputados apoiou o governador Antônio Anastasia e o outro grupo praticamente ficou em cima do muro.
,
Neste mesmo, o partido continua rachado, mas a maioria da bancada estadual apoia o governador Anastasia na Assembleia Legislativa. Na oposição mesmo só o deputado Antônio Julio.

Por causa das traições ocorridas nas últimas eleições, a direção do partido tem promovido a dissolução de alguns diretórios, o que aumenta ainda mais a crise entre o presidente Antônio Andrade e o ex-governador Newton Cardoso.

Nenhum comentário: