18 de julho de 2011

PMDB dificilmente expulsará Newton Cardoso




Quando governador de Minas, Newton Cardoso tinha o controle absoluto do PMDB mineiro. Mas depois, fora do poder, foi perdendo força dentro do partido. Hoje, é minoria.

A sua maior derrota foi na disputa pelo comando do partido em Minas. O vitorioso foi o grupo do ex-ministro Hélio Costa, que apoiou o deputado Antônio Andrade para comandar a legenda no Estado.

Mas com a derrota de Hélio Costa para o governo de Minas, Newton Cardoso, eleito deputado federal, respirou um pouco, mas não a ponto de influir decisivamente nas questões partidárias.

Recentemente, voltou a ter atrito com a executiva do partido por causa da dissolução de alguns diretórios municipais. A executiva nacional chegou a promover um encontro entre as partes em conflito. Mas a crise não foi contornada.

A situação se agravou com a decisão da executiva de propor a expulsão do parlamentar peemedebista. O assunto foi encaminhado para a Comissão de Ética do partido. Mas ninguém acredita na expulsão de Newton Cardoso do PMDB, mesmo porque a comissão nem foi constituida. Ela terá que eleger o presidente, o vice e o secretário. Depois haverá uma discussão sobre o seu regimento interno. Em outras palavras, expusão de Newton Cardoso não deverá ocorrer. Mas a crise vai continuar, com reflexos negativos para o partido nas eleições municipais do ano que vem.

Nenhum comentário: