5 de julho de 2011

Minas sai perdendo

Minas perdeu dois grandes senadores: Eliseu Resende, do DEM, falecido em dezembro do ano passado, e agora Itamar Franco, do PPS.

Na vaga de Eliseu Resende, assumiu o suplente Clésio Andrade, do PR. O suplente de Itamar no Senado será o ex-deputado federal e estadual e presidente do Cruzeiro, Zezé Perrela.

A tragetória política de Clésio começou como suplente de senador de Francelino Pereira. Depois foi na garupa de Aécio Neves como vice-governador. Na última eleição conseguiu viabilizar o seu nome como suplente de Itamar Franco.

Zezé Perrela foi eleito deputado estadual na legislatura passada, mas teve pouca presença na Assembleia Legislativa, a exemplo do que ocorreu quando se elegeu deputado federal.

Na Assembleia Legislativa, o então deputado Irani Barbosa chegou a pedir a cassação do seu mandato pela sua pouca presença às reuniões plenárias. Mas não deu em nada.

Na última eleição conseguiu eleger o seu filho Gustavo Perrella deputado estadual e agora assume a vaga de Itamar no Senado para cumprir um mandato de mais de sete anos.

Espera-se que Clésio e Perrella sigam o exemplo de Eliseu e Itamar, em defesa dos interesses de Minas e do País. Mas não vai ser fácil se compararmos o histórico político dos titulares em relação aos seus respectivos suplentes. Minas sai perdendo.


Marina

A ex-senadora Marina Silva está deixando o PV. Com ela irão outras lideranças do Partido Verde. É quase certo que José Fernando Aparecido, ex-prefeito de Conceição do Mato Dentro, também deixará o partido.

Viuvas de Itamar

Itamar Franco deixa muitas viuvas. Algumas delas ocupam cargos de destaque na administração pública. Djalma Moraes, presidente da Cemig, é uma delas.

Pimentel

O ministro Fernando Pimentel não deseja efetivamente disputar a prefeitura de Belo Horizonte. O seu objetivo continua sendo o governo de Minas em 2014.

Apoiar Lacerda

Entre os tucanos mineiros, há um consenso de que o partido deve apoiar a reeleição do prefeito Márcio Lacerda. Nada de candidatura própria.

Trombando

O grupo do ex-governador Newton Cardoso continua trombando com a cúpula do PMDB mineiro. Neste momento não há qualquer possibilidade de um entendimento.

Antônio Júlio

O deputado estadual Antônio Júlio informa que ainda não decidiu se disputa a prefeitura de Pará de Minas nas eleições do ano que vem.

Desempenho

Dos federais eleitos pela primeira vez, o deputado tucano Domingos Sávio tem se destacado bem nos trabalhos da Câmara dos Deputados.

LIDERANÇA

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso está se tornando a principal liderança do PSDB. Mas o que pesa é a idade. Aos 80 anos não pretende disputar mais qualquer cargo eletivo.

Dissolução de diretórios

A executiva estadual do PMDB coninua promovendo a dissolução de diretórios municipais que não seguiram a orientação da cúpula do partido nas últimas eleições. Quem não está gostando nada disso é o deputado federal Newton Cardoso.

Nenhum comentário: