4 de setembro de 2012

PT se transformou num partido dos grotões?

O PT se transformou num partido dos grotões tendo em vista que deve perder a eleição na maioria das capitais brasileiras?

Ainda é muito cedo para esse tipo de avaliação. Mas é bom lembrar que o Poder desgasta. A antiga Arena chegou ao Poder, se desgastou e depois se transformou num partido dos grotões.

O PSDB perdeu força eleitoral em decorrência dos oitos anos do governo de Fernando Henrique Cardoso.

O PT,antes de chegar ao Poder, era forte nas grandes cidades.  Mas depois de oito anos de governo Lula, o Partido dos Trabalhadores vem sofrendo gradativamente desgate. O maior deles é decorrente do mensalão.

Além disso, o PT é Lula e o ex-presidente, sem a força do poder e com a saúde um pouco fragilizada, deixa a legenda em situação delicada nas grandes cidades brasileiras.

O PT, ou melhor, o ex-presidente Lula, joga pesado nas duas principais capitais brasileiras: São Paulo e Belo Horizonte. Mas os seus candidatos, Fernando Haddad, em São Paulo, e Patrus Ananias, em Belo Horizonte, correm o risco de perder a eleição.

Lula está investindo alto também na prefeitura do Recife com o candidato Humberto Costa, que estava na frente nas pesquisas. Mas agora quem está na frente é o desconhecido Geraldo Júlio, do PSB, mas que tem um padrinho muito forte,que é o governador pernambucano Eduardo Campos.

A eleição municipal vai mostrar um novo cenário partidário. A tendência é um crescimento do PSB e uma queda do PT e também do PSDB. Por não ser governo nem oposição, o PMDB deverá sofrer um desgaste   menor.

Nenhum comentário: