1 de junho de 2013

Sucessão mineira sem qualquer definição

Na base de sustentação política do governador Antônio Anastasia, a  sucessão mineira só começa a clarear mais para o fim do ano, entre setembro e dezembro. No momento, ela está indefinida, ou melhor, está presa ao projeto político do senador Aécio Neves.

Se Aécio entrar na disputa presidencial e o governador Antônio Anastasia disputar o Senado, o candidato natural ao governo de Minas poderá ser o vice-governador Alberto Pinto Coelho.

.Fala-se também no presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dinis Pinheiro, no presidente do PSDB, Marcos Pestana,  e  no prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda.

Mas se o governador Anastasia não disputar o Senado ele cumpriria integralmente o seu mandato. O candidato à sua sucessão dependeria também do senador Aécio Neves. O favorito já não seria o vice governador Alberto Pinto Coelho, mas, sim, o presidente do PSDB, Marcos Pestana, ou o prefeito de Belo  Horizonte, Márcio Lacerda.

Caso o senador Aécio Neves não dispute a presidência da República, ele, provavelmente, concorreria ao governo de Minas e apoiaria na sucessão presidencial o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do PSB.

Por aí se vê como é complicado o jogo político em relação à sucessão mineira.

Nenhum comentário: