25 de junho de 2013

A corrupção é a principal causa

As manifestações populares ocorridas nas principais capitais e cidades brasileiras têm várias causas, como corrupção, inflação alta, cáos na saúde pública, educação,  transporte e segurança ineficiente, uma justiça muito morosa e outras coisas mais.

Mas a principal delas é a corrupção. É ela que provoca maior indignação., porque são poucos os punidos Prevalece sempre a impunidade  para os mais poderosos.

A credibilidade de nossas instituições democráticas só será restabelecida com o fim da impunidade. O cidadão brasileiro não aceita vê o dinheiro público destinado às áreas de saúde, educação e segurança publica ir para o ralo da corrupção.

Tem de haver também transparência absoluta em todos os setores do governo. Está em pleno vigor a Lei de Acesso à Informação que permite qualquer cidadão saber os gastos do governo, o salário do governante, do senador, do deputado, do ministro, do juiz, do promotor e do servidor público.

Só que criaram artifícios para inviabilizar os pedidos de informações.Algumas instituições estão exigindo número de CPF, Carteira de Identidade, comprovante  de residência e outras coisas mais. Um absurdo.A transparência tem de ser total, ou seja, facilitar a informação e não restringi-la.

Resta saber se o pacto proposto pela presidente Dilma Rousseff irá segurar as manifestações populares.Ela sugeriu a realização de um plebiscito para convocar uma Constituinte específica para fazer a reforma política. Prometeu manter os gastos públicos sob controle, mobilidade urbana, saúde e educação.

Todas essas medidas não podem ser realizadas de um dia para outro.Já há um questionamento sobre a constitucionalidade do plebiscito. A oposição divulgou um manifesto pedindo combate à corrupção. Alguns temas são polêmicos e naturalmente vão provocar muitos debates no Congresso Nacional.

Nenhum comentário: