7 de julho de 2013

Dilma sem apoio político?

A presidente Dilma Rousseff tem uma ampla maioria no Congresso Nacional para promover  mudanças na Constituição. Mas no caso de sua proposta de plebiscito para fazer a reforma política, ela não tem o apoio da maioria de sua base, por se tratar de matéria polêmica.

Consequentemente, a sua proposta dificilmente será aprovada pelo Congresso Nacional. A oposição admitia  o referendo, ou seja, aprovar a reforma política que seria depois referendada. Mas nada disso ocorrerá.

O grande erro da presidente Dilma Roussef foi apresentar a proposta de plebiscito sem consultar a sua base de sustentação política.

O que se esperava dela eram medidas concretas de combate à inflação, melhoria nos setores de transporte, saúde, segurança pública e educação, além de criar mecanismos contra a corrupção.

Nos protestos de rua, não se falou em plebiscito ou  em referendo. O grande risco é ela perder o apoio político. Aí seria o fim. Mas apesar de enfraquecida politicamente com a perda de popularidade, ela ainda tem condições de se recuperar. É o que desejamos.

Nenhum comentário: