21 de outubro de 2013

Quadro sucessório estadual e presidencial indefinido

Faltando um ano para a realização das eleições, é natural, portanto, que o quadro sucessório estadual e presidencial esteja indefinido.

Na sucessão presidencial, a presidente Dilma Rousseff se apresenta como candidata à reeleição com o apoio do seu partido, o PT, e alguns partidos aliados ao seu governo. Ela está bem nas pesquisas.

O seu provável adversário, o senador Aécio Neves, do PSDB, neste momento, faz importantes articulações políticas visando a obter apoio de partidos que não estão nada satisfeitos com o atual governo. O seu maior problema está dentro do seu próprio partido: José Serra.

Mas há quem diga que o ex-governador de São Paulo será enquadrado e pode até ser o vice de Aécio.

Já o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, outro postulante à presidência da República, conseguiu um grande cabo eleitoral, que é a ex-senadora Marina Silva. Mas está sem palanque em importantes Estados.

O fato é que a sucessão presidencial ainda terá muitos desdobramentos n a política de alianças partidárias.

Em relação à sucessão estadual em M|inas, o ex-ministro e ex-prefeito de Belo Horizonte Pimenta da Veiga deverá ser mesmo candidato à sucessão do governador Antônio Anastasia, com o apoio do senador Aécio Neves.

O seu vice deverá ser o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dinis Pinheiro, enquanto o governador Antônio Anastasia concorrerá  ao Senado. O vice-governador Alberto Pinto Coelho irá assumir o governo com a desincompatibilização do governador Antônio Anastasia.



O candidato de oposição ao governo do Estado é o ministro petista Fernando Pimentel, com o apoio quase certo do PMDB.

Licença

Aécio Neves deve licenciar-se do Senado em janeiro para se dedicar à campanha eleitoral. Assume o seu suplente, Elmiro Nascimento.

Asfato

Haverá nova licitação para o asfaltamento da estrada que liga Conceição do Mato Dentro ao Serro. A empreiteira que estava realizando a obra estaria em dificuldades financeiras. A previsão é de que o asfaltamento seja concluido no final do ano que vem.

Campanha

O ex-deputado Silvio Mitre, médico conceituado, trabalha para que Pimenta da Veiga seja o candidato ao governo de Minas nas eleições do ano que vem.

Nenhum comentário: