17 de janeiro de 2015

Graça não sai mesmo da Petrobràs

A insistência da presidente Dilma Rousseff em manter Graça Foster na presidência da Petrobrás dá margem a várias interpretações. Uma delas é  de que Graça no comando da empresa provavelmente inviabilizaria um aprofundamento das  investigações na Petrobrás e que poderia respingar na presidente Dilma Rousseff, já que ela (Dilma) presidiu o Conselho Administrativo da estatal..

A outra versão é de que o afastamento de Graça seria o reconhecimento de sua possível participação nas irregularidades praticadas contra a empresa, ainda que por omissão.

O novo ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, por sua vez, garante que Graça Foster permanece no comando da Petrobrás. Obviamente, repetiu o desejo do Planalto.

O mais correto seria a substituição de todos os diretores da Petrobrás até a conclusão das investigações. O afastamento não significa que os atuais dirigentes da empresa são culpados pela corrupção na estatal..

Já citamos nesse espaço uma decisão do então presidente Itamar Franco que afastou o seu  chefe da Casa Civil, Henrique Hargreaves, por causa de uma denuncia de irregularidades. Depois ele foi reconduzido ao cargo porque  as investigações concluiram que não houve  qualquer ato ilicito.

A transparência deveria ser uma norma para todo gestor público, do pequeno ao grande servidor.

Nenhum comentário: