18 de agosto de 2015

O que a oposição deseja?

O que a oposição deseja em caso do agravamento da crise política instalada em Brasília? Em caso de renuncia da presidente Dilma Rousseff - é a sugestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso - assumiria o cargo o vice-presidente Michel Temer.

 Mas isso dificilmente ocorrerá por causa da personalidade forte da presidente Dilma Rousseff. Havendo cassação do mandato por decisão do Congresso Nacional, assumiria o vice Michel Temer. Mas o governo, com o apoio de parte do PMDB, tem condições de impedir o impechment da presidente Dilma.

Mas se a cassação for por decisão da Justiça Eleitoral, o vice Michel Temer não assumiria. Neste caso haveria novas eleições, já que a decisão do TSE seria por irregularidade no processo eleitoral, o que vale dizer: chapa completa.

Dentro do PSDB há uma corrente que defende a cassação pela Justiça Eleitoral a fim de permitir a realização de novas eleições. Desse grupo fazem parte alguns aliados do senador Aécio Neves.

Mas alguns tucanos entendem que a melhor solução seria o impechment ou a renuncia da presidente. Consequentemente, assumiria o vice Michel Temer. Essa corrente considera desgaste para o partido a realização de novas eleições num momento de de grave crise econômica.

A impressão que se tem é que não haverá impechment, nem renuncia, nem cassação por decisão do TSE. Dilma cumprirá integralmente o seu mandato mesmo com sua popularidade em queda e com o País em crise. Os tucanos jogam como a melhor solução 2018.

Nenhum comentário: