18 de abril de 2016

Lula fracassa na articulação política

O resultado da votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados ( 367 votos a favor, 137 contra, 7 abstenções e 2 ausentes) mostra claramente que o ex-presidente Lula fracassou como articulador político para barrar o afastamento da presidente.

Esperava-se um desempenho melhor do ex-presidente. Ele não conseguiu convencer parlamentares da base do governo que votaram pelo afastamento da presidente.

A presidente Dilma Rousseff   também contribuiu para a sua derrota. Ela se preocupou mais com discursos, se esquecendo de conversar com deputados de sua base. O resultado não poderia ser outro.

Mas a decisão da Câmara dos Deputados apenas autoriza o Senado a julgar a ex-presidente. O governo ainda acredita que poderá inviabilizar o pedido de impeachment da presidente. Já a oposição tem outra visão: o Senado vai afastar a presidente.

Em alguns setores do PT já se fala na apresentação de uma proposta de emenda constitucional  antecipando para outubro a eleição presidencial. Mas os oposicionistas são contra.

A briga agora entre governistas e oposicionistas vai agora para o Senado.

Nenhum comentário: