26 de janeiro de 2017

Termômetro da crise é o Congresso Nacional

Com o reinício dos trabalhos do Congresso Nacional , será possível avaliar melhor o tamanho da crise política. O Congresso Nacional será o termômetro. Ninguém tem duvida disso.

Vai depender também doo substituto de Teori  Zavascki como relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, tendo em vista que existem muitos políticos envolvidos no processo.

O presidente Michel Temer terá que indicar o substituto de Teori como ministro do STF. A tendência é a indicação de um candidato com perfil técnico. Neste momento, o presidente deve estar sofrendo muita pressão.

A disputa pela presidência da Câmara dos Deputados entre aliados do govero deixa sempre uma ferida, difícil de ser cicatrizada a curto prazo.

Já no Senado não houve  problema. Foi eleito para presidir a Casa  o senador cearense  Eunício Oliveira, o que significa que o PMDB continuará dando as cartas no Senado.

O problema maior é a crise econômica: recessão, desemprego e outras coisas mais. Os Estados e municípios estão quebrado e o governo federal não tem dinheiro para socorrê-los. Todos esses problemas, obviamente, irão para debate no Congresso Nacional, o que significa que o Legislativo será o termômetro da crise..


Nenhum comentário: