1 de janeiro de 2017

Desafios de Temer em 2017

O presidente Michel Temer terá vários desafios em 2017. O principal deles é a aprovação das reformas previdenciária e trabalhista. A reforma política nem se fala, porque nenhum parlamentar vai querer aprovar um projeto que possa lhe tirar voto. Pode haver um pequeno avanço.

Poderá ter problemas com a sua base de sustentação política por causa da disputa pela presidência da Câmara dos Deputados e do Senado, prevista para o inicio de fevereiro.

Terá dificuldades na renegociação das dívidas dos Estados falidos como o de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Os demais Estados vão pressionar para obter o mesmo tratamento.

O problema maior é o desemprego, que hoje atinge mais de 12 milhões de brasileiros, por causa da recessão. Não vai ser fácil resolver todos esses problemas, sem se falar na Operação Lava Jato, que poderá atingir ainda mais políticos ligados ao próprio governo.

KALIL

Na solenidade de posse como prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil cobrou dos vereadores juizo. A resposta veio logo depois com a eleição do tucano Henrique Braga para presidente da Câmara Municipal. Consequentemente, o novo prefeito terá dificuldades no seu relacionamento com o Legislativo Municipal.

VITORIOSO

Há quem diga que o grande vitorioso na eleição de Henrique Braga foi o ex-presidente afastado Wellington Magalhães, que teria indicado o candidato tucano.

VESTIDO DE GARI

Já em São Paulo, o novo prefeito João Doria e seu secretariado apareceram nesta segunda-feira vestido de gari "numa demostração de apreço aos varredores de rua". Uma inovação que tem cheio de demagogia.

REPETIU TANCREDO

O novo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, repetiu uma frase de Tancredo Neves: é proibido gastar. São coisas da política.

Nenhum comentário: