11 de novembro de 2019

Lula radicaliza

Fora da prisão, beneficiado pela decisão do STF, o ex-presidente Lula radicaliza com o governo. Em seus dois discursos,  na saida da prisão e no sindicato dos metalúrgicos, o ex-presidente atacou o presidente Jair Bolsonaro, a Lava-Jato, parte do Ministério Público, a Rede Globo Não poupou ninguém.

O seu objetivo, obviamente político, é unir os partidos de esquerda. É possível que sim, porque a oposição ao atual governo está desarticulada. Mas Lula terá que mudar um pouco o seu discurso, já envelhecido.

A radicalização de Lula, por outro lado, pode unir as forças políticas que elegeram Jair Bolsonaro. Neste momento, fica muito difícil fazer qualquer previsão sobre o que poderá ocorrer no País daqui para frente.

No Congresso Nacional, já há muita movimentação sobre o restabelecimento da prisão de condenados em segunda instância. Mas em se tratando de emenda constitucional, vai ser muito difícil a curto prazo aprová-la. A radicalização impede qualquer entendimento entre as partes em conflito.

Nenhum comentário: