16 de novembro de 2019

Lula preso era notícia, agora, não

Fora do PSL, presidente Jair Bolsonaro será muito assediado por outras legendas. Mas o seu desejo é criar um novo partido, A Aliança pelo Brasil. Será uma longa caminha para cumprir o que determina a legislação. Até a criação da nova legenda, o presidente Jair Bolsonaro deverá ser procurado por outros partidos. De início, leve levar para a nova legenda a metade de bancada do PSL

A estratégia do presidente Bolsonaro é formar uma forte maioria no Congresso Nacional. Ele vai ter condições de escolher os seus futuros aliados. Ninguém gosta de ficar fora do governo. A tendência da cúpula do PSLagora  fazer a fusão com outros partidos. O DEM é o preferido.

Em relação ao ex-presidente Lula, o presidente Jair Bolsonaro prefere ignorá-lo.Aliás, preso, Lula era notícia. Agora, não.Foi um erro do ex-presidente atacar a Rêde Globo. Poderia ter a emissora como seu aliado.



Extinção de municípios

A PEC do Pacto Federativo poderá extinguir aproximadamente 1.254 municípios brasileiros com menos de 5.ooo habitantes e com arrecadação própria inferior a 10% de sua receita total. Essas cidades seriam incorporadas ao município vizinho, a partir de 2025 se a PEC for aprovada pelo Congresso Nacional.

A Associação Mineira dos Municípios é contra a proposta e em Minas, provavelmente, seriam extintas 231 cidades.

É uma medida moralizadora, porque esses municípios sobrevivem apenas pelo Fundo de Participação dos Municípios e para pagar salários de prefeitos e vereadores.

Se a PEC for aprovada, obviamente, prefeitos e vereadores desses municípios deixariam de existir. Mas achamos que o Congresso Nacional vai acabar inviabilizando a aprovação dessa proposta, porque no ano que vem teremos as eleições municipais e nenhum parlamentar vai votar contra o seu cabo eleitoral: prefeitos e vereadores dessas cidades.. '

Nenhum comentário: