8 de maio de 2020

Bolsonaro continua acuado

O presidente Jair Bolsonaro continua acuado. É criticado por tudo que faz e também por tudo que deixar de fazer.

As críticas partem de uma parte da grande mídia, do Congresso Nacional, do Judiciário e outros setores.

Esperava-se que o depoimento do ex-ministro Sérgio Moro provocasse grande impacto perante a opinião pública. Mas isso não ocorreu. O ex-ministro repetiu praticamente tudo quando deixou o Ministério da Justiça.

A novidade foi a citação de três ministros militares como testemunha de que o presidente Bolsonaro interferia na Política Federal.

Os três ministros serão ouvidos no processo instaurado no Supremo Tribunal Federal, assim como delegados da Polícia Federal e o procurador-geral da República.

O presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, continua negando qualquer interferência na Polícia Federal. É uma crise política que não tem data para terminar.

Mas é bom esclarecer que Bolsonaro tem contribuido também para o agravamento da crise, com as suas bombásticas declarações contra a imprensa e seus adversários.

 O STF,em alguns casos, tem exagerado em suas decisões. O melhor exemplo foi a suspensão da nomeação do delegado Alexandre Ramagem como chefe  da Polícia Federal. É  a opinião do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, hoje um crítico do presidente Bolsonaro.

Agora, estão questionando o retorno de Alexandre Ramagem como diretor-geral da ABIN. Criticam também a visita que Bolsonaro fez ao presidente do STF, juntamente com um grupo de empresários. Infelizmente, é muita politicagem.

CORONAVÍRUS

O maior índice de infectados e de mortes pelo virus do coronavírus está ocorrendo nos Estados onde os governadores fazem oposição ao presidente Jair Bolsonaro. É o caso de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Pernambuco. Outro Estado problemático é o Maranhão.

Nos demais Estados, a situação é também grave, embora os governadores, de um modo geral,  não estejam em conflito com o governo federal. A situação de Manaus e Pará é a que preocupa mais.

Nenhum comentário: