22 de maio de 2021

Oposição perdeu um pouco de munição

 O ex-ministro Eduardo Pazuello era o principal alvo da oposição na CPI para responsabilizar o governo pela pandemia. Mas com o fim do depoimento do ex-ministro, a oposição perdeu um pouco de munição para condenar o presidente Jair Bolsonaro, porque Pazuello teve um desempenho satisfatório, na opinião dos governistas, embora o senador oposicionista Renan Calheiro afirme que o ex-ministro mentiu 14 vezes em seu depoimento.

Pazuello, realmente, surpreendeu. Ele, como principal alvo da oposição, se preparou para prestar depoimento na CPI da Pandemia. Os próximos  a serem ouvidos pela CPI, são importantes, mas não relevantes. Com isso, a oposição na CPI vai perdendo munição para condenar o governo.

Restar saber qual será a estratégia do governo e da oposição daqui para frente. Já se sabe que o relator Renan Calheiros deverá responsabilizar o governo pela pandemia e o seu relatório será aprovado pela CPI, porque a oposição tem uma maioria de 7 a 4 votos.

Mas os governistas, conforme já afirmou o senador Ciro Nogueira, deverá apresentar um relatório alternativo isentando o governo. A palavra  final será do Ministério Público Federal a quem caberá decidir se denuncia ou não os possíveis responsáveis pela pandemia. 

Nenhum comentário: