20 de maio de 2021

CPI se transformou em palanque eleitoral

 Ninguém tem mais dúvida de que a CPI da Pandemia se transformou num palanque eleitoral. A oposição está levando vantagem porque tem uma maioria de 7 a 4 votos. Consequentemente, no resultado final, a CPI deverá aprovar o relatório do senador Renan Cacheiros, que é um ferrenho adversário do presidente Jair Bolsonaro, responsabilizando o governo pela crise sanitária.

Com uma minoria de 4 votos, os governistas deverão apresentar um relatório alternativo, contestando o que será apresentado pelo senador Renan Calheiros.

Os dois relatórios serão encaminhados ao Ministério Publico Federal a quem caberá decidir sobre denunciar ou não os possíveis responsáveis pela pandemia.

Por estar muito politizada, a CPI vai dar em nada, a exemplo do que ocorreu com outras comissões de inquéritos. O que está em jogo, na realidade, é a sucessão presidencial do ano que vem.

O que se viu ontem na CPI foi a oposição criticar duramente o ex-ministro Eduardo Pazuello, que, por sinal, se preparou bem para prestar o seu depoimento. No intervalo da reunião, veio a informação de que o ex-ministro passou mal e não haveria mais depoimento. A reunião foi suspensa e hoje foi  retomado o depoimento de  Pazuello. Nada de novo. O curioso é que a notícia de que o ex-ministro passou mal foi dada por um senador da oposição. Mas Pazuello depois disse não teve qualquer problema de saúde. 

Nenhum comentário: