25 de maio de 2021

Sucessão mineira: Zema e Kalil

 A sucessão mineira no ano que vem caminha para uma disputa entre o governador Romeu Zema (candidato à reeleição) e o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil.

Por enquanto não existe outro nome em condições de entrar na disputa. O atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, chegou a ser falado. Mas há quem diga que ele teria feito um acordo para não entrar na disputa em benefício de sua eleição para presidir o Senado.

Pelo acordo, as portas ficariam abertas para o prefeito Alexandre Kalil disputar o governo de Minas sem ter como concorrente Rodrigo Pacheco. Em política, tudo é possível.

Agora, circula uma informação de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para fortalecer a sua candidatura presidencial em Minas, apoiaria ao governo de Minas Alexandre Kalil.

É possível  que seja apenas uma especulação. Mas é bom lembrar que Lula, na última eleiçã,  lançou Dilma Rousseff para disputar o Senado por Minas Gerais e ela não se elegeu.

Numa disputa entre Zema e Kalil, o atual governador disputaria a eleição sem se afastar do cargo. Já   Alexandre Kalil teria que se afastar da prefeitura.. Mas ainda é muito cedo para uma melhor avaliação sobre a sucessão mineira. Nos bastidores, no entanto,  ela já está sendo articulada pelos principais partidos.

MAYRA PINHEIRO

Para a grande mídia e a oposição, o depoimento da médica Mayra Pinheiro, na CPI da Pandemia, foi contraditório em relação ao prestado pelo ex-ministro Eduardo Pazuello. Mas para os governistas, foi um depoimento satisfatório e esclarecedor.

PEFGUNTA 

Dá para acreditar em pesquisa eleitoral por telefone?

Nenhum comentário: