17 de junho de 2021

Rodrigo Maia em situação complicada

 Rodrigo Maia foi eleito deputado federal por uma base conservadora do DEM do Rio de Janeiro.Com a sua expulsão do partido, ele fica numa situação eleitoral complicada para conquistar a reeleição no ano que vem.

Maia terá que ocupar espaço em outros partidos. Ele já havia anunciado que deixaria o DEM, mas ainda não disse para qual legenda ingressará. Falou-se, inicialmente, que ele iria para o MDB. Agora, a notícia é de que poderá ingressar no PSB.

O seu conflito com o presidente nacional do DEM, ACM Neto, começou por ocasião da eleição para presidente da Câmara dos Deputados. Maia, rompido com o presidente Jair Bolsonaro, lançou como seu sucessor o deputado Baleia Rossi, do MDB de São Paulo, que perdeu a eleição para o atual presidente da Câmara, Arthur Lira.

Rodrigo Maia sentiu-se desprestigiado pela cúpula do DEM que apoiou Arthur  Lira e anunciou que deixaria a legenda.. A partir dai, a briga começou, principalmente com ACM Neto.

Já foi dito neste espaço, que a força politica de Rodrigo Maia era em decorrência do seu exercício como presidente da Câmara dos Deputados.Com a derrota para eleger Baléia Rossi, Rodrigo Maia se transformou num deputado como qualquer outro. Com isso, perdeu força política e desapareceu da mídia.

Agora, terá que procurar espaço em outra legenda para conquistar a reeleição no ano que vem

POLARIZAÇÃO

A polarização política entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Siliva inviabiliza o surgimento de uma terceira via na disputa pela presidência da República no ano que vem. No momento, não existe um nome capaz de sobrepor a radicalização política entre Bolsonaro e Lula.

Nenhum comentário: