23 de outubro de 2007

Aécio é refém do PSDB

A decisão do TSE de que os cargos majoritários de presidente da República, de governadores, de senadores e de prefeitos pertencem aos partidos políticos, coloca o governador Aécio Neves como refém do seu partido, o PSDB, se consideramos que o grupo do governador José Serra é majoritário dentro da legenda. Pode até não ser pelo trabalho de articulação que vem sendo feito pelo governador de Minas junto às lideranças tucanas de outros Estados.

De qualquer maneira, a decisão do TSE segura Aécio no PSDB até um ano antes das eleições presidenciais de 2010. Se deixar a legenda antes perde o mandato. Ele não fará isso, embora esteja recebendo neste momento muitos convites para ingressar em outra legenda. O PP e o PSB, por exemplo, estariam à sua disposição para concorrer à sucessão do presidente Lula.

Se o governador de São Paulo, José Serra, for o vitorioso na convenção como candidato à presidência da República, o governador Aécio Neves, provavelmente, disputaria o Senado sem ter nenhum concorrente forte, ou então ser o vice de José Serra.

Dentro dos quadros do PSDB há uma outra articulação política para que o governador José Serra dispute a reeleição, abrindo espaço para que Aécio seja o candidato presidencial. Só que o arranjo partidário é muito complicado. Em se tratando de poder, ninguém abre mão de nada. Além disso, as definições não deverão ocorrer agora, em decorrência principalmente da decisão do TSE, que terá ainda de ser confirmada pelo STF.

Nenhum comentário: