22 de outubro de 2007

Um aglutinador de forças políticas

Num mundo competitivo de hoje em que as pessoas cada vez mais se distanciam, morre aquele que soube pela solidariedade, lealdade e postura ética aglutinar forças políticas em benefício do Estado e do País: José Aparecido de Oliveira, ex-deputado, ex-secretário de Estado, ex-ministro da Cultura, ex-governador do Distrito Federal e ex-embaixador do Brasil em Portugal.


Ninguém é insubstituível. Mas , neste momento, acho difícil encontrar um outro Zé Aparecido, o amigo dos amigos. Se o governador Magalhães Pinto estivesse vivo hoje ele daria esse testemunho de lealdade e de amizade do filho de Conceição do Mato Dentro. Ele cuidava dos mínimos detalhes do então governador de Minas, na condição de secretário particular.


Segundo relato do jornalista Delson Monteiro de Lima, já falecido, ele, Delson Monteiro, juntamente com Magalhães Pinto, estava pronto para retornar a Belo Horizonte de uma viagem a São Paulo. Naquele momento, chovia copiosamente no aeroporto. Magalhães, preocupado, comentou: "Se o Zé estivesse aqui, ele não me deixaria viajar". Essa observação mostra claramente como o Zé Aparecido era importante para o governador.




Só que o Zé Aparecido não era mais o secretário de Magalhães. Ele havia sido cassado pela Revolução e estava fora do País. Só quem conviveu com ele sabe da falta que o Zé fará ao Estado e ao País pela sua abnegação à causa pública .




O último contato pessoal que tive com Zé Aparecido foi em Conceição do Mato Dentro para o casamento do seu filho Zé Fernando, hoje deputado federal, tendo como padrinhos o ex-presidente Itamar Franco, o ex-governador Leonel Brizola e o senador José Sarney. Depois, conversamos muito por telefone. O Zé tinha muita coisa a contar sobre a política brasileira. Mas preferiu levá-la para o túmulo em respeito a seus personagens. O seu exemplo de homem público ficará na memória de todos nós.


O seu corpo foi velado no Palácio da Liberdade, com a presença dos governadores de Minas, São Paulo e Distrito Federal e o sepultamento em sua terra natal, Conceição do Mato Dentro.

Nenhum comentário: