18 de outubro de 2007

Decisão do TSE obriga Aecio a ficar no PSDB


Se o Supremo Tribunal Federal confirmar a decisão do TSE de que o mandato de presidente da República, de governadores, de senadores e de prefeitos pertence ao partido, o governador de Minas, Aécio Neves, (foto ao lado, da ALMG) deverá permanecer no PSDB. Se sair perde o mandato, o mesmo ocorrerá com os demais detentores de cargos majoritários. É o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral.



Se for coerente com a decisão anterior no caso dos cargos na eleição proporcional, o TSE deverá fixar a data retroagindo a 27 de março. É o ponto de vista do presidente do TSE, Marco Aurélio. Mello. Mas ontem o Senado aprovou uma proposta de emenda constitucional determinando que os casos de infidelidade partidária vigorem a partir das eleições do ano que vem. É mais um casuísmo para salvar o mandato de senadores que trocaram de partido.


É bom que se diga que a decisão do TSE é mais um problema para o governador Aécio Neves, tendo em vista que o PSDB tem dois postulantes à presidência da República em 2010: ele, Aécio, e o governador de São Paulo, José Serra. Há quem diga que Serra tem o controle do partido, obrigando assim Aécio a procurar outra legenda para entrar na disputa presidencial. Mas com a decisão do TSE ele corre o risco de perder o mandato trocando de legenda. Por aí se vê que a decisão da Justiça Eleitoral poderá mudar os rumos da sucessão estadual e presidencial em 2010.

Nenhum comentário: