28 de outubro de 2007

Lula descarta mesmo terceiro mandato?

A Constituição proibe mais de uma reeleição. Quer dizer: o presidente Lula não pode disputar mais um mandato em 2010. Mas já há uma articulação para alterar a norma constitucional, permitindo assim mais uma reeleição.
O autor da proposta é o deputado mineiro Carlos William, do PTC. Outro defensor de um terceiro mandato para Lula é o deputado petista Devanir Ribeiro, de São Paulo. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Marco Aurélio Mello, classificou a proposta como uma blasfêmia contra a Constituição.



Um terceiro mandato para o presidente Lula vai depender do momento. Se ele estiver bem nas pesquisas a proposta pode até ser aprovada. Mas não vai ser fácil. A articulação para mais uma reeleição de Lula tem defensores dentro do próprio governo. São aqueles mesmos auxiliares que defendem a política do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que conseguiu mudar a Constituição para poder concorrer ao cargo quantas vezes desejar, o que significa a perpetuação no poder.


O presidente Lula condena a proposta e descarta qualquer possibilidade de tentar um terceiro mandato. Mas em se tratando de poder, ninguém abre mão de nada. E Lula não será a exceção. É só esperar.

Nenhum comentário: