21 de fevereiro de 2008

Aécio disputaria o Senado

É voz corrente hoje na área política: o governador Aécio Neves disputaria o Senado se não tiver a legenda do PSDB para concorrer à presidência da República em 2010. Numa disputa com qualquer outro candidato, a sua eleição seria tranquila. E isso poderá ocorrer se o candidato tucano na sucessão presidencial for o governador de São Paulo, José Serra.

Aécio,na disputa pelo Senado, não correria qualquer risco de perder a eleição, o mesmo não se poderá dizer em relação ao governador José Serra na sucessão presidencial. A eleição de Serra depende da unidade do PSDB, ou melhor, da união dos partidos de oposição. Não vai ser fácil, porque a disputa entre Aécio e Serra na sucessão presidencial vai deixar algumas sequelas.

Serra, em São Paulo, já tem problema, que é o ex-governador Geraldo Alckmin e que, provavelmente, será o candidato do PSDB à prefeitura da capital. O governador sempre defendeu a reeleição do atual prefeito,Gilberto Kassab, que é do DEM. A estratégia de Serra é conseguir deste já um importante aliado à sua candidatura presidencial, que seria o DEM.

O governador de Minas, Aécio Neves, enfrenta também problema um pouco semelhante ao do governador José Serra. Aécio, para fortalecer a sua candidatura na sucessão presidencial, trabalha por uma aliança com o prefeito petista Fernando Pimentel, de Belo Horizonte.

A diferença é que o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab tenta a reeleição com o apoio de Serra, enquanto Fernando Pimentel, de Belo Horizonte, postula o governo do Estado respaldado por Aécio. É um verdadeiro jogo de xadrez que por enquanto não tem data para terminar.

Nenhum comentário: