11 de fevereiro de 2008

E a CPI dos cartões corporativos?

O senador paranaense Álvaro Dias,do PSDB, sintetizou bem o acordo firmado entre o governo e a oposição para a criação da CPI dos Cartões Corporativos. "É um acordo que desmoraliza o Congresso Nacional porque não haverá aprofundamento nas investigções", disse o senador.

Ele se referia aos gastos relativos à segurança pessoal do presidente Lula e de sua família e que não serão investigados. O mesmo tratamento será dado aos gastos secretos na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso.

Não é, portanto, uma CPI séria. É para cozinhar mais uma pizza.Pelo menos, dois ministros do Supremo Tribunal Federal condenaram o acordo. Para os ministros Celso de Melo e Marco Aurélio Mello, não se pode alegar segurança nacional para manter informação em segredo com dinheiro público. É preciso haver transparência total sobre o destino dos recursos, segundo os ministros.

Por aí se vê que a CPI dos Cartões é mais uma que se cria no Congresso Nacional para abafar deslises com dinheiro público. A briga agora é pela presidência e relatoria da CPI. O PMDB quer a presidência, enquanto o PT luta pela relatoria. A oposição não concorda.

Nenhum comentário: