17 de fevereiro de 2008

Os preferidos de Lula

Na área oficial corre a informação de que o presidente Lula joga com dois nomes para a sua sucessão em 2010: os ministros Patrus Ananias e Dilma Rousseff. A sua opção entre Patrus e Dilma vai depender do nome que for indicado pelos tucanos. Se for o governador de São Paulo, José Serra, Lula, provavelmente, passaria a defender Dilma Rousseff como candidata.

Mas se o PSDB entrar na disputa presidencial com o governador Aécio Neves, o candidato do Planalto seria o ministro Patrus Ananias, único candidato em condições de tirar votos de Aécio em Minas. A estratégia, nesse caso, seria dividir Minas.

Só que a sucessão presidencial ainda passa pelas eleições municipais deste ano. O problema maior está na sucessão do prefeito Fernando Pimentel, que é candidato ao governo do Estado em 2010 e defende uma aliança com o governador Aécio Neves. O ministro Patrus Ananias é contra essa aliança.

Patrus defende candidatura própria à prefeitura de Belo Horizonte e sugeriu até que o candidato seja o ministro Luiz Dulci. Mas este, segundo noticiário da imprensa, teria recusado. Não acreditamos. Luiz Dulci só não vai para a disputa porque a sua candidatura não está viabilizada. Ela sofre restriões por parte do prefeito Fernando Pimentel. Ninguém tem dúvida disso. Por isso mesmo, entendemos que a sucessão está presa ao PT, que, neste momento, está rachado entre Patrus e Pimentel.

Nenhum comentário: