13 de fevereiro de 2008

O PT vai para o racha mesmo

Alguns jornais anunciaram que o ministro Patrus Ananias vai tentar convencer Luiz Dulci a disputar a prefeitura de Belo Horizonte nas eleições deste ano. Nada disso. A articulação de Patrus é no sentido de viabilizar a candidatura de Luiz Dulci dentro do partido, tendo em vista que o prefeito Fernando Pimentel, outra liderança forte dentro da legenda, defende uma aliança com o governador Aécio Neves, provavelmente, com um candidato fora dos quadros do PT e do PSDB.

O nome que está em evidência é o do secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Lacerda, do PSB. Só que a direção nacional do PT não vê com bons olhos uma aliança entre tucanos e petistas em Belo Horizonte. O veto ainda não é formal, mas pode rachar o partido. Ninguém tem dúvida disso.

A união entre Aécio e Pimentel é importante para os dois. O governador apoiaria Pimentel à sua sucessão e o prefeito daria respaldo à candidatura de Aécio à presidência da República em 2010.

O problema maior para a concretização dessa aliança entre tucanos e petistas está no PT, ja que o ministro Patrus Ananias defende uma candidatura própria à prefeitura de Belo Horizonte, além de ser um postulante ao governo do Estado. Seria, portanto, um concorrente de Pimentel.

Já o governador Aécio Neves não tem problema com o seu partido. Ele tem o controle absoluto do PSDB em nível regional. O problema do governador é em nível nacional, já que não tem a certeza de que terá a legenda para disputar a presidência da República numa disputa com o governador de São Paulo, José Serra. Não é fácil, portanto, contornar todos esses problemas, quando está em jogo o poder.

Nenhum comentário: