11 de março de 2009

Tucanos vão para o racha

Parece inevitável o racha dos tucanos na indicação do candidato do partido na sucessão presidencial de 2010, com prévias ou sem prévias.

O governador de Minas, Aécio Neves, que é um dos pré-candidatos, insiste na realização das prévias para a indicação do candidato, enquanto o grupo de São Paulo trabalha para inviabilizá-las.

O racha ficou muito exposto com as últimas declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso contra a discussão agora das prévias e do governador Aécio Neves rebatendo as críticas do ex-presidente FHC.

A divisão é muito comum nos grandes partidos. A unidade só é possível nas pequenas legendas ou naquelas que ainda estão em formação. O PSDB, como grande partido, não seria, portanto, uma exceção.

O problema todo é que o PSDB tem dois fortes candidatos: os governdores de Minas, Aécio Neves, e o de São Paulo, José Serra.

Como toda disputa deixa sempre uma sequela,a previsão é de que o partido vai mesmo para o racha na sucessão presidencial, porque nenhum dos pré-candidatos abre mão de ser o cabeça de chapa. Rachado, os tucanos ficam mais distanciados do Planalto.

Nenhum comentário: