22 de dezembro de 2009

Quadro sucessório mineiro continua o mesmo

A decisão do governador Aécio Neves de não concorrer à presidência da República não mudou o quadro sucessório mineiro. Continua o mesmo. O vice-governador Antônio Anastasia é o candidato do PSDB, o ministro Hélio Costa é pré-candidato do PMDB e no PT a briga fica por conta do ex-prefeito Fernando Pimentel e do ministro Patrus Ananias.

No caso do PSDB, o que pode mudar é a estratégia de campanha. Se Aécio fosse o candidato à presidência da República, a campanha teria um enfoque mais nacional . Mas concorrendo ao Senado, o governador fica mais preso às questões de Minas, o que pode beneficiar o candidato tucano Antônio Anastasia.

Em relação aos demais candidatos, o peemedebista Hélio Costa e os petistas Patrus Ananias e Fernando Pimentel, tudo indica que a decisão virá de Brasília, ou melhor, será do presidente Lula. Mas tudo vai depender da formalização de uma aliança PMDB-PT em nível nacional.

As briguinhas no plano regional constribuem para uma interferência direta do presidente Lula no processo sucessório envolvendo o PMDB e o PT. Ninguém tem dúvida disso.

Nenhum comentário: