15 de dezembro de 2009

Racha no PMDB e no PT beneficia Anastasia

O vice-governador Antônio Anastasia está rindo à toa na condição de candidato à sucessão do governador Aécio Neves. Além de ter o apoio do seu partido, o PSDB, e de outras legendas, ele se beneficia pelo racha no PMDB e no PT.

O PMDB tem como pré-candidato o ministro Hélio Costa, que saiu mais fortalecido com a eleição do deputado federal Antônio Andrade, para presidir o partido. Mas a legenda está rachada em decorrência de uma possível dissidência liderada pelo grupo do ex-governador Newton Cardoso.

A situação do PT é mais grave ainda por causa da briga entre o ministro Patrus Ananias e o ex-prefeito Fernando Pimentel. Este saiu mais fortalecido com a reeleição do deputado Reginaldo Lopes à presidência do PT.

Toda dissidência faz estrago nas pretensões dos candidatos lançados pelos seus respectivos partidos. Ribeiro Pena liderou uma dissidência dentro do PSD, derrotou Tancredo Neves e elegeu Magalhães Pinto governador de Minas. E isso poderá ocorrer com o PMDB e PT se esses partidos não forem unidos na disputa pelo governo do Estado. Anastasia vai agradecer.

Nenhum comentário: