31 de dezembro de 2009

Serra lidera por ser mais conhecido

Dos presidenciáveis, o governador José Serra é o que está na frente nas pesquisas. Não há nenhuma novidade nisso. Afinal, é o mais conhecido pelo fato de já ter entrado numa disputa presidencial, ter sido ministro da Saúde e ser o governador do principal Estado do País.

Mas só com esse curriculo é díficil chegar a presidência da República. É preciso agregar mais forças políticas. Um partido, isoladamente, não tem condições de eleger um presidente da República.

Serra, inicialmente, terá que unir o seu próprio partido, o PSDB. Não vai ser fácil porque a desistência do governador Aécio Neves de não entrar na disputa presidencial deixa alguns ressentimentos que vão respingar nas eleições.

Aécio, desde o início, lutou para que a indicação do candidato fosse através de prévias. Já o governador de São Paulo ficou contra, ou melhor, enrolou, além de não definir se seria ou não candidato.

Com a desistência de Aécio, Serra se apresenta agora como candidato único do PSDB. Ainda há uma tentativa no sentido de convecer Aécio e figurar na chapa como vice. Mas o governador de Minas já declarou enfaticamente que nem por hipotese será candidato.

A sua opção será mesmo disputar o Senado, com cadeira assegurada. Quem perde com isso é o governador de São Paulo e quem ganha mais votos dos mineiros é a candidata Dilma Rousseff.

Nenhum comentário: