21 de dezembro de 2009

A desistência de Aécio tem um perdedor: José Serra

A decisão do governador Aécio Neves de não disputar a presidência da República tem um grande perdedor: o governador José Serra. Aécio, como candidato, aglutinava mais forças políticas. É mais leve. Consequentemente, mais fácil de ser carregado.

José Serra é mais formal e com certeza terá dificuldaldades em atrair para o seu lado apoios políticos.

O responsável pelo afastamento de Aécio é o próprio Serra ao protelar a definição do seu partido na indicação do candidato. Aécio queria a definição para já, enquanto erra queria empurrá-la para março.

Ainda é possível um entendimento entre Aécio e Serra.? Em política, tudo é possível. Aécio ao anunciar a sua desistência não disse para onde vai. Mas tudo indica que deve concorrer ao Senado. Pode ser também uma jogada política e nessa área ele aprendeu muito com o seu avô, Tancredo Neves.

Quem sai ganhando com tudeo isso é a candidata Dilma Rousseff, principalmente junto ao eleitorado mineiro. A disputa entre Aécio e Serra deixa uma ferida que, provavelmente, não estará cicatrizada até a data das eleições. E essa ferida terá reflexos junto ao eleitorado de Minas Gerais. Ninguém tem dúvida disso.

Nenhum comentário: