26 de abril de 2010

PSB fará cobranças pela saida de Ciro


A saida de Ciro Gomes (foto ao lado) da disputa presidencial fortalece o tucano José Serra. Em quase todas as pesquisas onde Ciro aparece como candidato, Serra perde alguns pontinhos, beneficiando assim a candidata petista Dilma Rousseff.

Mas quando Ciro Gomes sai da disputa, o ex-governador de São Paulo cresce. Isto significa que a maioria do eleitorado de Ciro entre Serra e Dilma optaria pelo candidato tucano.

Parece que a estratégia do governo com o afastamento da candidatura de Ciro Gomes é polarizar a eleição entre Serra e Dilma. Em outras palavras: transformar a disputa numa eleição plebiscitária, que é o desejo do presidente Lula a fim de fazer uma comparação entre o seu governo e o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Só que o afastamento de Ciro Gomes da disputa presidencial pode fazer um grande estrago na candidatura da petista Dilma Rousseff. Fora da disputa, ele, com certeza, será um complicador no processo sucessório presidencial.

O PSB fará algumas exigências e uma delas é cobrar acordos no plano regional. O governo, provavelmente, vai ceder em alguns pontos. A decisão oficial sobre o afastamento de Ciro Gomes da disputa presidencial deverá ser tomada a qualquer momento.

Nenhum comentário: