2 de maio de 2015

Estratégia do Planalto: enfraquecer o PMDB

Os dirigentes do PMDB ainda não perceberam que a estratégia do Planalto é enfraquecer o partido. Esvaziá-lo para ter o controle de uma legenda rachada entre os grupos do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e do presidente do Senado, Renan Calheiros.

O objetivo, até agora, está dando certo, depois que a presidente Dilma Rousseff usou a caneta para tirar do Ministério do Turismo um protegido de Renan Calheiros e nomear para o cargo um padrinho de Eduardo Cunha. Com isso, a presidente Dilma Rousseff rachou o PMDB.

Não é a primeira vez que o Planalto procura enfraquecer o PMDB. A primeira tentativa foi quando estimulou Gilberto Kassab a criar um novo partido para abrigar possíveis peemedebistas. Não deu certo, porque foi muito grande a reação do PMDB.

Mesmo com a indicação de Michel Temer como coordenador político do governo, a situação do PMDB não mudou muito em relação à presidente Dilma Rousseff.O partido continua rachado. Já não é bom o relacionamento do presidente do Senado, Renan Calheiros, com o vice-presidente Michel Temer.

Quem sai perdendo é o PMDB e quem sai ganhando é o governo.

Nenhum comentário: